segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Day 2 - A importância da escolha das cores e imagem para o portfólio.



Boa tarde pessoas!!

Antes de pensarmos em criar um portfólio precisamos pensar nas cores que iremos usar.
YES, precisamos falar sobre as cores.
No ano passado quando eu estava estudando o curso livre que citei no post anterior, um dos conteúdos abordados foi sobre a importância da escolha das cores para compor nossa identidade visual e eu confesso: sofri para criar minha paleta.
Nós temos a tendência em querermos criar algo baseado apenas em nosso gosto pessoal (mesmo que seja o mais "lindo" do mundo), mas quando se fala em UX, precisamos pegar referências com os de fora, de como as pessoas nos enxergam e foi assim que eu compus minhas paletas.

Eu criei dezenas delas e aproveitei o what'sApp para enviar aos amigos para me ajudarem na escolha e fui filtrando as finalistas até chegar num número de 5 unidades de cores. (Não que eu vá usá-las tudo de uma vez né?)
No entanto isso foi doloroso, ainda mais a espera do feedback das pessoas que nem sempre estavam 24 hrs disponíveis a responder as enquetes.

Uma das dicas que eu dou é a seguinte: tente sempre mesclar cores frias e quentes, acho que ajuda no equilíbrio. E o site Coolors tem uma opção de você importar uma imagem no qual dentro dela você pode tirar as cores base para começar a montagem das paletas para os testes. Afinal, você precisa ter um norte de qual tonalidade começar, certo? Então comece com aquilo que você gosta, por que não? Escolha uma foto onde tem cores que você adora e importe-a. A partir disso você conseguirá criar suas paletas.

Uma coisa que eu achei super bacana e que só descobri hoje é o significado dessa numeração nas cores conforme modelo acima.
Guarde essa numeração com chave de ouro quando tiver a sua paleta pronta, pois você poderá usá-la no WIX quando for compor as cores para o site. Assim, você usará o código e terá sua paleta idêntica no site para uso.

Outra coisa que precisamos dar a devida importância é a imagem que escolheremos para o portfólio.
Eu também tive e ainda tenho sérios problemas com isso. As fotos que eu gosto nunca são as fotos que meus seguidores gostam.
Uma vez me disseram: Gaby, você precisa usar uma fotografia que transmite a sua pessoa no olhar do usuário. Procure perguntar a eles como eles te enxergam e você descobrirá qual melhor imagem usar em seus perfis.

Você acredita que a galera escolheu as fotos mais bobinhas e cheias de "dentes", como eu costumo dizer, por causa do sorrisão? haha Porque se dependesse de mim, eu teria escolhido fotografia mais profissional com cara de intelectual, dessas fotos clichês de estúdio.
Pelo visto, a galera me vê de outra forma: a divertida maluca tia Gaby.
Então, quando você for compor sua paleta de cores e escolher a fotografia do perfil, faça pesquisa com seus usuários e confie neles, mesmo que isso te enlouqueça.

Eu usei o site https://coolors.co/ para pensar as paletas. Fica a sugestão.
Compartilha comigo a sua experiência sobre este tópico.

Quer receber as postagens por e-mail?
Se cadastre no Feeds de postagens na barra lateral esquerda do site.

Até a próxima.
Beijocas, Gaby Gilmore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário