sexta-feira, 10 de maio de 2013

Para sentir Deus...






Resposta para o post do blog Incenso de Pitanga

 
Li esses dias um texto interessante de uma colega do curso de francês e como ficou E-NOR-ME o meu comentário, eu preferi fazer dele um post novo.
Primeiramente, te convido a abrir o link do texto que está acima.

Já leu? Então, vamos lá.

Querida Mila, uma pergunta para começar: Quem ou o quê te magoou tanto a ponto de você ter se tornado tão “descrente”? Curiosidade rs. (Me fala em OFF porque deve ser algo “cabeludo” kkkkk)
Flor, eu amei o texto, concordo com muita coisa aqui mencionada, em especial o fato de quando pequena você ir à igreja por influência dos pais e não entender bulhufas do que se passava nos cultos. Normal, você era criança, e não um “gênio”.
“Compreendi ali que os símbolos eram mais importantes que os fatos, que o dito era mais importante que o feito, que a burocracia era mais importante que o bom senso e, principalmente, que regras valiam mais que o sentimento.” Infelizmente é exatamente assim que acontece em muitos templos, digo muitos, porém não generalizo, acredito que há sim, instituições religiosas e igrejas que tentam chegar o mais perto dos propósitos que Jesus deixou inspirado ali na bíblia escrito pelos seus discípulos.
Sobre a doutrina espírita, pouco sei, mas o pouco que sei, e tenho uma grande amiga que frequenta desde muito criança, estranhei você comentar sobre o preconceito. O espírita acredita na lei do retorno, então sobre tatuagens e se a pessoa é gay, drogado, ou coisa do gênero, quem vai arcar com alguma consequência é a própria pessoa, e não o líder do centro que vai te punir, ou falar que Deus vai te cobrar algo etc.. até porque, até onde sei, espíritas acreditam na existência Dele, portanto achei esquisito isso... Anyways.
Agora, se você é uma pessoa melhor sem estar ligada a um templo, coisa e tal, que bom. Entretanto não é todo mundo que tem esse “Q” para trabalhar esse lado genial sozinha, ai  procuram igrejas, amigos, filosofias, e a própria psicologia, para ter um conforto, entende?
Acho que só não concordei com esse trecho, mas entendi sua questão, claro: “E o tal deus vem agora vestido de morte, mata Lennon e deseja prisão perpétua, vem vestido de deputado e de papa, se manifesta em orgias e os falsos profetas nunca são vistos como falsos por seus cordeiros cegos.” Pessoas que seguem os mandamentos que Deus deixou, JAMAIS mataria alguém em nome Dele... Pois o 5º mandamento é inclusive este: Não matarás! Acontece que a RELIGIÃO ganhou essa força manipuladora, não é de hoje. Isso veio lá de trás, com as indulgências e outras coisas com finais políticos, afinal, a igreja começou fraca, e depois acabou se tornando o maior poder da sociedade, porque usar o nome de Deus para obter ganhos era como mágica, e até então nada mudou.
Para mim, Jesus foi e é um grande exemplo. Eu frequentei e frequento igreja sim, mas não vou ali para adorar padre ou pastor, até porque, o homem é falho, e pecador (se é que você acredita em pecado kkkk) e se eu for olhar para a figura do homem, eu também me tornaria uma pessoa descrente. Uma pessoa má, até que não, mas descrente sim.
Com certeza você deve ter ofendido uma galera ai com esse texto, hahaha, mas eu o vejo como uma crítica à religião, até porque, de religião você parece entender muito, pois você conhece, porém falar de algo que a gente não conhece fica mais difícil.
Essa coisa de acreditar na existência Dele é um bem muito particular. Não posso dizer se é privilégio de uns e outros, mas sei que é preciso ter o coração aberto.
Voilà!
Um beijo flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário