sábado, 25 de janeiro de 2014

Auto-Análise

"A sensibilidade dos gênios faz com que sofram mais e sejam mais ansiosos."

"...quanto menos vida pessoal, mais segura e melhor será a vida intelectual."

E a leitura continua.
Arthuzinho escreve abaixo sua auto-análise e dentre essas e outras informações a gente consegue entender um pouco o que levou o grande filósofo a ser pessimista e desesperado.

"Desde jovem, percebi que os outros lutavam por bens exteriores, o que não me interessava, pois eu tinha dentro de mim um tesouro muito mais valioso do que todas as posses materiais. O mais importante era aumentar esse tesouro, bastando desenvolver a mente e ser totalmente livre. (...) Contra a natureza e os direitos do homem, tive de renunciar ao meu próprio bem-estar para me dedicar a servir à humanidade. Meu intelecto não pertencia a mim, mas ao mundo.
Minha vida é heroica e não deve ser medida pelos padrões dos fariseus, dos comerciantes e dos homens comuns. (...) Não devo, portanto, ficar deprimido por não ter as coisas que fazem parte do curso normal da vida de um indivíduo. (...) assim, não devo me surpreender se minha vida parece incoerente e sem qualquer meta."

Bom final de semana, mortais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário