sábado, 24 de maio de 2014

LOUCOS POR CAFÉ



Oh honorável grão 100% arábico!
Minha relação com o café preto é algo antigo.
Cresci morando em uma casa ao lado de uma fábrica de café chamada Café Serra Lima, no interior de Minas Gerais. Lembro como nossa casa ficava imunda por conta do pó que entrava pelas janelas todos os dias. Era impossível andar descalça e os pés não ficarem negros da cor de um carvão. Minha mãe, coitada, sofria para manter a casa limpa.
Contudo, a minha mais recente memória de eu tomando café vorazmente, começou a partir dos 12 anos de idade, quando eu sentada a mesa da copa fazendo tarefa da escola, assistia à novela das 14hrs. Ali, via ir embora quase uma garrafa de café sozinha.
O café para mim é o meu segundo maior vício, só perdendo para a música.
Café com queijo, café com broa com erva doce, café com biscoitão muxiba frito de polvilho, café depois do almoço, café ao levantar, é quase uma necessidade a cada 12hrs.
Depois que fui morar sozinha, comecei a fazer o meu próprio café, e também pude experimentar outras marcas, a vácuo ou não, forte, extra forte, tradicional. Cappuccinos, frappés, café com leite, expresso sem açúcar. Meu paladar está ficando bem fresco. Hoje em dia é difícil eu tomar café que não seja na minha casa ou em cafeterias. Esses dias fui aceitar o café do salão em que eu estava, e pelo amor de Deus, foi um insulto ao meu vício quase apurado.
Eu não sou barista, mas também não posso fingir que não tenho paladar, oh francamente! O café não tinha gosto de café. Pode isso? Pior que pode.
A ideia do post de hoje é dividir o que aprendi sozinha descobrindo como me servir de um café bom e barato dentro de casa.
A escolha do café é basicamente particular e vai depender do bolso do cidadão. Uma vez comprei o café Cristina lá no Mercado Municipal e me apaixonei. Ele era a vácuo e custava R$25 reais 250 gramas. Sinceramente, esse valor pesa para quem toma café todo dia, ainda mais se a pessoa tiver família grande. Descobri o Café do Ponto também a vácuo, com o preço lindo de R$9 e alguns quebrados. O sabor me lembrou muito o de Cristina.
Já tomei o café do Sítio, mas ele tem um amargo estranho, por isso fui procurar outras marcas.
Descobri que o sabor dos cafés a vácuo são mais saborosos porque eles ficam presos no saco até você abrir, sendo que os saquinhos normais ele fica ao “léu” e ai a essência vai esvaecendo bem sutilmente.
Outro truque legal para ter sempre café com o sabor e cheiro delicioso é comprar o pacote de 250 gramas, porque você consegue consumi-lo em um tempo rápido, e o sabor prevalece melhor. No meu caso que moro sozinha, isso é bem válido.
Agora vamos à medida. Pela-mor-de-Deus nada de CHÁFÉ, por favor. Não poupe na dosagem.
O café da saudosa Lorelai do vídeo em anexo compõe de 4 colheres de pó para cada caneca. Mas obviamente ela devia estar de sacanagem quando falou isso a Christopher. Anyways, eu coloco uma colher e meia bem cheia para cada caneca. Se for extra forte, uma apenas está ótima.
Eu gosto de coador de papel. Sou cismada com aqueles de pano, que com o passar do tempo, me da impressão de que estou tomando café com gosto de meias. O café antigo impregnado acaba influenciando no novo café coado.
Eu comecei a ferver a água filtrada, porque há alguns locais que a água da torneira tem um gosto forte, e mesmo fervendo, o gosto pode alterar o gosto do pó.
Não ferva a água com açúcar. Isso é o mesmo que poluir a cabeça de uma criança linda e pura. Deixe que a pessoa tempere o café a gosto. Eu em particular, odeio café melado.
Quando tomo café expresso na rua, normalmente eu não coloco açúcar, porque acho até pecado. Eu amo o sabor do Nespresso e ele é tão gostoso que não necessita adoçá-lo, a não ser que tenha em mãos um pedaço de chocolate ou um bombom. Que dupla linda!
Em casa, eu coloco bem pouco açúcar, para conseguir sentir o gostinho do leve amargo do café.
Esses dias em São Paulo, eu tive o prazer de experimentar o famoso Café Starbucks. Eu temia que o café não fosse bom o bastante, sendo que tem mídia demais por trás dele, mas olha, o café é excelente e o preço não é tão absurdo. Pela quantidade que é servido, achei válido.
Vou fazer petições para que Brasília tenha essa cafeteria aqui, porque é tão injusto a Avenida Paulista ter 13 Starbucks e aqui no Distrito não ter nenhuma. Que triste.
Bom, acho que é só por hoje. Espero que tenha sentido o cheirinho do meu café daí.

Cheers!!


Um comentário: