segunda-feira, 17 de junho de 2013

Penalidade para qualquer idade.





Estava lendo um artigo de Eliane Brum que uma amiga blogueira me mandou. O texto fala sobre a redução da maioridade penal.
Brum expressou com louvor o que acha sobre essa “justiça” nova no país, e fez com que eu externasse o que penso a respeito.
Eu sou a favor da nova lei. Na verdade, acho que qualquer crime deveria ser julgado independente da idade. Se a pessoa é capaz de cometer tamanha violência, consequentemente ela tem que arcar pelas consequências.
Diminuir a maioridade penal para os 16 anos só vai fazer com que as pessoas abaixo dessa idade se sintam “protegidas” para praticar delitos, e assim por diante.
É claro que só a punição não resolveria muita coisa. Enjaular qualquer indivíduo e deixa-lo a maus tratos só traria mais revolta. Precisamos de instituições que ajudem na reabilitação desses infratores. Presídio no Brasil acaba sendo apenas depósito de pessoas desajustadas. Elas precisam de ajuda, e não de isolamento.
Concordo que o governo peca e muito no quesito educação/escola, e a pessoa sendo fruto de um meio totalmente caótico faz com que ela seja apenas um reflexo do que vivencia. É como se fosse algo passado de geração a geração. Filho de criminoso torna-se criminoso (?).
Talvez, futuramente, eu possa mudar meu ponto de vista, e concordar com a autora e com a minha amiga do (Incenso de Pitanga), mas como eu e milhares de pessoas fomos vítimas de jovens criminosos, acho que por enquanto isso é um pouco justo e me sinto atrevida em sugerir uma penalidade para qualquer idade. É muito difícil alguém matar ou roubar sem querer. (A não ser que tenha problemas mentais). E se o único jeito de pesar na consciência dessas pessoas é aplicando tais leis, que sejam para todos. Eu disse: To-dos. Instruam-me se eu estiver equivocada.

Um comentário:

  1. é isso aí... nunca fui vítima de menores, mas concordo com tudo o que vc escreveu!

    ResponderExcluir