sexta-feira, 21 de março de 2014

O SEGREDO DE GABI



Crônica de Waleska Zibetti

Fui presenteada com este texto cheio de humor e verdades.

O Segredo de Gabi

Gabi é uma mulher comum que mora numa cidade comum rodeada por gente comum.  E todo quando vai para o trabalho ela se pergunta intimamente sobre coisas cotidianas. Gabi é dessas pessoas que pensam demais.
__ Não entendo o porquê...  Preciso entender! Só quando eu entender... – E lá vai Gabi rua afora se perguntando, investigando-se sempre introspectiva. Se eu pudesse eu gritaria “Olha para fora Gabi!” e quem sabe ela descobriria que nem tudo tem um porque explicável. Queria que ela entendesse que alguns porquês só existem no plano sensorial.  Contudo, penso que ela não me ouviria. Gabi é pensamento.
Gabi é uma mulher comum com amigos comuns que também gostam de pensar. E eles pensam como Gabi, em Gabi, sobre Gabi... E todos gostam dela com seu jeito de rotular as coisas como “Chique”, “Rica”, “Milionária”. Mas não são valores financeiros, são valores comportamentais. Se você adiciona muito ou pouco ao seu pensar, ela o classifica na sua hierarquia de poder. Coisas de Gabi!
Mas Gabi, quem diria, tem um segredo. Uma mania que começou pequenina entre seus bichinhos de pelúcia e que foi crescendo na mesma proporção que ela. E hoje Gabi é grande. Gente grande com um segredo grande quanto ela. E em pensamentos ela se preocupa se alguém um dia descobrirá seu segredo que ela guarda no canto mais escondido de ser armário. Atrás de uma porta de madeira trabalhada com desenhos de bruxas e fadas.
Todo dia ela chega a casa e vai para o fundo do armário. Senta-se no chão puxa a porta de um porão e confere seu segredo não fora descoberto. Se ninguém violou seus baús de relíquias. Aliviada ela tranca tudo e segue o resto da noite em seus pensamentos até adormecer ou amanhecer. O que vier primeiro.
Mas teve um dia que algo não fugiu da rotina e...
Gabi estava no chão do armário conferindo seu segredo quando alguém tocou a porta. Ninguém toca a porta sem ser convidado. E ela assustada esqueceu a porta do porão aberto. Era o Alberto.
O Alberto é um cara comum que Gabi amava. Gente típica do cenário de Gabi. Quis fazer uma surpresa e chegou assim de supetão. Ele sorriu para uma Gabi afoita diferente da Gabi alinhada que conhecia dos encontros na faculdade e nos barzinhos da sua cidade. Ela suada e parecia muito ansiosa e assustada. “Estava com saudades”, ele disse. “Entra!”, ela disse com voz trêmula.
A porta fechou-se atrás de Gabi. E ouviu-se um barulho surdo no corredor. Gemidos abafados na sala. Silêncio no quarto. E era noite já.
Gabi é uma mulher comum que mora numa cidade comum rodeada por gente comum. Gabi é uma mulher comum com um segredo guardado num porão no fundo armário. E todo dia ela se questiona intimamente sobre o cotidiano e verifica se seu segredo continua guardado. Naquele dia não foi diferente quando ela chegou a sua casa. E de frente para a caixa, ela beijou a boca de um Alberto morto. Gabi  além de pensar muito, também ama demais. E ama tanto que por amor morre e ama tanto que quando ama, mata. 

Um comentário:

  1. ♥ Escrever para ti, foi um dos maiores prazeres que já tive. Te curto muito! ♥

    ResponderExcluir