sábado, 7 de março de 2020

Liderança: o que fazer e o que NÃO fazer quando se é um líder.


A sua equipe anda DESMOTIVADA?
O desempenho  dos TRABALHOS estão EM QUEDA?
O AMBIENTE anda um pouco TÓXICO?
Aquele seu melhor colaborador tem andado indiferente com a empresa?

"Pois os seus problemas acabaram!"
Brincadeira haha

Se você é responsável por um time em colapso, você precisa ler este assunto.




Creio que não preciso citar a diferença entre um chefe x líder.
Já existem coaches demais falando sobre isso.
Mas precisamos focar em alguns detalhes que às vezes, por cair no comodismo, acabam sendo negligenciados.

Mano(a), se você é líder, preste atenção nas coisas que você PODE ou NÃO PODE fazer com seu time! PELAMORDEDEUS!
Vem comigo!

1. CAMINHE sempre com os novatos. Depois que seu novo colaborador já aprendeu a fazer as atividades que lhe é devida, não deixe de continuar acompanhando seu desempenho. É sua responsabilidade continuar injetando ânimo e inspirações para seu desempenho na empresa.

2. O emprego não é de graça. Jamais passe a impressão de que você está fazendo um favor em "dar" aquele cargo para seu membro da equipe. O tempo dele tem um custo e se chama remuneração. Ninguém está prestando favores.

3. PARE de procurar culpados quando algo na produção der errado. Se há algum culpado, me desculpe, esse culpado vai ser você por não estar administrando direito seu pessoal. Focalize na causa e aprenda com o problema.

4. CONFIE naquele que você contratou, especialmente se a pessoa nunca deu motivos para tal desconfiança. Tratar as pessoas como se elas estivessem fazendo coisa errada se chama neurose. É aquela tal coisa: se eu tenho neura de que meu namorado me trai, é porque eu já/estou... Entende? É a tal projeção de Freud.

5. ASSUMA suas próprias atividades. Não passe suas tarefas para outros fazerem. Lembre-se que somos responsáveis em dar conta das nossas demandas, e o líder precisa colocar a mão na massa "sim senhor"!

6. SAIA da zona de conforto. Pare de querer ser apenas o bonzinho do grupo ou de ter medo de reportar para a diretoria o que você tem visto de negativo dentro da empresa. Fazer vista grossa em um ambiente que está se intoxicando com alguma maçã podre é acabar morrendo com o veneno da negligência. Descubra a raiz da energia negativa, converse com a pessoa, resolva o problema. Não deu certo? Reporte ao superior.

7. ELOGIE as pessoas. É muito simples darmos ênfase apenas quando algo dá errado. Mas já parou hoje para elogiar aquele carinha que acabou de fazer em prontidão uma atividade que a pouco foi solicitada? Ou que criou uma maneira inteligente de otimizar o tempo do setor em que faz parte? Coisas simples que sejam, um elogio honesto demonstra valorização pela atitude proativa do funcionário. Ambas as partes só tem a ganhar.

7. O líder trabalha mais. Doeu ler isso né? Pois bem. O verdadeiro líder não só trabalha, como inspira o seu time a serem os melhores em entregas, e tem a plena consciência de que se todos caminham juntos, o peso é igualmente dividido. Sobrecargas demonstram descaso do gestor para com seu time.

Você deve ter se perguntando: "Mas Gaby, se pessoas agem assim, elas não eram um líder e sim um chefe raiz!"

Gente, infelizmente ainda existem pessoas na liderança que acham "lindo" a ideia de ser líder mas agem como chefes. E esse texto é para eles.

Espero que possamos refletir sobre isso e colocar em prática.
O mundo agradece!
Deixo uma frase abaixo que me inspira a trazer para perto pessoas inspiradoras.

Beijocas, Gaby Gilmore.


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