sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O que aprendi com Paulo Maccedo em: A arte de escrever para a web.



Esses dias eu estava conversando com minha irmã Suzzaninha, que é especialista em micropigmentação em sobrancelhas e digital influencer, sobre como fazer sucesso nas redes sociais, e demonstrei minha frustração quanto as poucas visitas que recebo no meu blog.
Logo ela soltou um comentário: Blog? Ninguém mais acessa essas coisas! A moda hoje é Instagram e Youtube.

Precisei interromper a fala da minha irmã para adicionar um adendo: Apesar da ascensão do Instagram, não acredito que os Blogs sejam extintos. Não por agora, afinal, a pessoa que faz uso do IG ela necessita de conteúdos relâmpagos, imagens/textos que automaticamente chamam atenção a postagem, porém é raro alguém parar no IG para ler textão.

Entendem o dilema?
O Blog tem o perfil de informar, vender, explicar com mais detalhes o produto, seja ele: textos, notícias, moda, cinema...

Mas vamos por partes.
Esses dias eu descobri Paulo Maccedo e este livro incrível que me ensinou muita coisa bacana e que vai me ajudar a repaginar meu Blog.
Como citei no post anterior, estou modificando a forma de como publicar no Introspectors ainda mais agora que estou migrando para UX writing.

Aprendi diversas coisas legais que me fez ver o motivo de não ter o alcance desejado com minhas postagens.
Claro que eu entendo que desde 2008, quando criei esse espaço, eu tinha como intuito usá-lo apenas como "Web Journal", onde escrevia coisas aleatórias sobre minha vida.
E lendo este livro da foto eu vi que quase ninguém está interessado em saber o que se passa na vida de pessoas desconhecidas, não é mesmo? hahaha

Então, uma dica importante é saber que tipo de Blog queremos manter e para quem iremos escrever.
Definido isso, precisamos nos atentar quanto ao título e a forma que o assunto será abordado no texto.
De acordo com Paulo Maccedo, o título precisa despertar o autointeresse da persona, que seja um título que aguce curiosidade, que seja persuasivo, abrangente, que promova emoção e que seja simples.
No texto, o gancho inicial é prender a atenção do leitor de preferência começando a falar do problema, se existir um, é claro. Depois venda o seu "peixe", sem esquecer das regrinhas básicas do colégio: introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu texto precisa seguir isso.

Outra dica importante que Paulo expõe no livro é: a relevância do seu conteúdo.
Veja o que ele diz na página 115: "Para entender melhor como aplicar esse processo, deve-se entender porque as pessoas pesquisam informações na internet. Procuram por coisas que ensinem algo útil e que resolva os seus problemas. Isso deve estar claro para você na hora de produzir um conteúdo realmente relevante".

Foi exatamente ai que decidi repaginar os conteúdos do meu blog, entendem?

E já chegando ao final, quero voltar rapidamente a comparação do Instagram x Blogs.
Ao meu ver, as pessoas abusam da barra de rolagem no Instagram e mal se importam com o que estão vendo nos feeds. Elas ficam horas ali estáticas rolando pra baixo e vendo (não absorvendo), os conteúdos publicados.
É por isso que o IG está ganhando força. Pois ele é uma plataforma "fast information", excelente inclusive para fazer chamadas para vídeos no Youtube ou postagens novas em Blogs e Websites, mas não acredito que ele vá substituir essas plataformas mais tradicionais, porque o usuário do IG não gasta tempo para ler textão e assistir a vídeos muito longos.
Entretanto, muita coisa vai mudar, até mesmo a forma de como faremos leituras e de como escreveremos. Já até pensei na possibilidade da escrita manual ser extinta, e das crianças irem para as escolas levando seus laptops e aprendendo a escrever o Alfabeto digitando nas teclas.
A base para este pensamento foi eu perceber minha letra está ficando cada dia mais feia pelo fato de não praticar a escrita manual mais. LOL
E você? Tem alcançado visitas consideráveis em seu blog?
Compartilha comigo sua experiência!

Se você gostou do que leu e tem interesse em saber mais sobre a "Arte de escrever para a web" de Paulo Maccedo, não deixe de adquirir o material.

Até a próxima!
@gabygilmoreofficial






Nenhum comentário:

Postar um comentário