quarta-feira, 29 de julho de 2020

Carreira e internet - Como você está nesta pandemia Covid 19?


Bom diaaaa Introspectors!

Essa ai é a minha cara de pastel tentando ser produtiva nessa pandemia.

Aquela carinha de que "o mundo está acabando mas eu estou ótima".

"Ela só pode estar tomando fluoxetina". Pensamentos dos meus amigos. hahaha

Como vocês estão lindando com o isolamento social?
O que andam fazendo para tentar amenizar as emoções que estão a flor da pele?


A inspiração para o post de hoje foi uma live que assisti no Instagram da humorista Bia Napolitano no qual ela falava sobre sua carreira e a internet.

Nesses últimos meses podemos perceber como o mundo tecnológico está mudando e mudando mais rápido.
Na faculdade eu tive um conteúdo em abril de 2019 que falava sobre a 4ª revolução industrial (que é a tecnológica) e no meu humilde cálculo estaríamos vivendo isso aqui no Brasil por volta de 2030.
Então surge a pandemia que talvez veio para acelerar isso pela metade. Ou até menos. Será?
Como você acha que estaremos daqui há 2 anos?

Vejo lojas se reinventando e migrando para vendas online. Me refiro àquelas lojas que ainda tinham resistência em fazer uso desse recurso que já existia, claro.
Vejo um monte de pessoas se descobrindo artistas, poetas, humoristas, palestrantes, ao usar os recursos de lives disponíveis no Youtube, Instagram, para expor suas novas ideias, seu novo eu, e que talvez continuem fazendo isso quando tudo "voltar ao normal".

Eu, por exemplo, sou bastante tímida quanto a exposição pública, ainda mais quando é áudio visual.
Acredite, não estou fazendo charme.
Porém, eu tenho consciência de que preciso trabalhar isso o quanto antes pois atrapalha muito na divulgação dos meus trabalhos, ainda mais que estou em processo de transição de carreira.

Pois bem.
Dei a cara para bater em uma sequência de lives que comecei a fazer no meu Instagram artístico chamado @introspectors onde estou entrevistando pessoas incríveis e inteligentes que tenho encontrado na internet. Um dos lados bons que consegui enxergar em meio ao caos.
Lá no fundo eu sou meio Pollyanna, e ainda bem né?

Enfim, gostaria de deixar uma mensagem de reflexão no dia de hoje.
Tire um tempo para pensar sobre sua carreira profissional ou se você for estudante, faça a pergunta: Minha profissão poderá ser executada através da internet? Usando um celular, por exemplo?

Foi com essa pergunta que eu recebi no início do ano de 2019 que fez eu mudar o percurso que a princípio seria ser Historiadora e comecei a migrar para a escrita criativa e UX Writing, onde poderei juntar o útil ao agradável.

Não estou dizendo que isso pode se aplicar a todo mundo que está me lendo, mas é algo válido a se pensar. Muitas profissões ficarão extintas mas outras vinculadas a tecnologia surgirão e quem não estiver preparado para essas mudanças poderão sentir um impacto maior, então pense nisso.

Até a próxima e siga meu Instagram @introspectors e acompanhe meus rolês muito doido!
Haha
Beijão!
Gaby.

---------------------------------------------------------------------------------------
Quer receber as postagens por e-mail?
Se cadastre nos Feeds de postagens na barra lateral esquerda do site.

3 comentários:

  1. Eu tenho vivido um dia por vez. Tem dias muito produtivos. Outros, quero apenas que algum ET me dê carona para outro planeta. Acho que temos sim que refletir e tentar melhorar, adquirir conhecimento e produzir algo que possa ser útil pessoalmente e coletivamente, mas também, creio que antes de tudo, temos que estar bem. Se bem que nem sei mais o quê é estar bem. A ideia mesmo, é sobreviver bem.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que esta pandemia só adiantou o que já se previa há algum tempo. A globalização acelerada aliada a tecnologia disponível nos fez entrar rapidamente em um nova era. As mudanças, quer gostemos ou não, já aconteceram. O mundo que deixamos em 2019 não o conheceremos mais. Confesso que estas afirmações já me perturbaram muito. Porém, nem todas as mudanças são ruins. Acredito que voltaremos a nossa realidade pós pandemia mais conscientes do que realmente importa, valorizando mais o que não tínhamos tempo antes de prestar atenção, dando mais importância as coisas simples, sabendo priorizar melhor as coisas mais significantes. Os pontos positivos praticamente se baseiam na maior sustentabilidade. O planeta estava se sucumbindo devido a altíssima poluição especialmente por parte das grandes indústrias, no trânsito sobrecarregado, na falta de consciência por parte do cidadão comum e também dos órgãos públicos do governo. Eu espero que não nos esqueçamos que o mundo está dando uma "respirada" melhor. A poluição nestes últimos 4 meses diminuiu drasticamente em diversos lugares do mundo. Isto cabe muita reflexão. É triste saber que todas as mudanças positivas custou e ainda tem custado a vida de muitos. É triste saber que uma doença viral pandêmica como esta tem que ser tão politizada. É duro ver o desemprego se alastrar ainda mais em uma época já tão competitiva e exigente. O ser humano tem muita capacidade de adaptação. Devemos ser capazes de enxergar as mudanças que já aconteceram e as tendências futuras. Precisamos amadurecer e adaptarmos com inteligência e consciência. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Se a gente parar para pensar, muitos ainda sofrem pelo fato de estarem atrasados em questão de tecnologia, já vi várias lojas com ótimos produtos e preços fecharem, por não investirem em um site ou fazer as propagandas online, as pessoas hj em dia fazem muito mais compra online por ser mais prático e não precisar de sair de casa, e como dito no post vários serviços deixaram de existir daqui há alguns anos

    ResponderExcluir