terça-feira, 21 de abril de 2020

Como aprender coisas novas depois de “velho”?


Eu não sei vocês, mas sempre haverá um momento na vida em que iremos desistir de começar aprender algo novo só pelo fato de acreditarmos naquela frase famosa: “Ah, mas estou velho demais para aprender isso. Adultos demoram muito para aprender algo novo. Bla bla bla”.


PAREM AGORA se vocês também pensam assim.

Acredito que nossa mente está sempre aberta para aprendermos coisas novas, mas com o passar dos anos, nossa mente passa a aprender de forma diferente em comparação quando éramos jovens.

Na adolescência nossa mente está “menos cheia”, temos “menos preocupações”, “mais tempo”, portanto temos a impressão de que pessoas novas são super poderosas e podem aprender tudo o que quiserem.

O intuito da postagem de hoje não é trazer dados científicos, mas compartilhar um insight que acabei de ter quando eu estava assistindo vídeo aula sobre Design Thinking.

O autoconhecimento é muito importante para as nossas vidas e te digo o motivo.

Em 2019, euzinha aqui, do nada dei “aloka” em aprender sobre o universo UX (User Experience) para trabalhar futuramente dentro de um time de designers, então comecei a ler conteúdos sobre esse mundo que não é nada pequeno.

Eu lia artigos, assistia a vídeos, e confesso que não entendia quase nada. Tanto que se alguém me perguntasse o que era “alguma coisa específica”, eu não saberia explicar.
Assim sendo, percebi que minha forma de aprender algo novo consistia em adicionar conteúdos e conceitos sobre o assunto em meu “banco de informações” mental, mesmo sem entender direito o que estava estudando. E isso me fez lembrar a época em que estudei inglês aos 15 anos. 
Eu lia livros em inglês compreendendo apenas 20% do assunto, e hoje entendo a importância que aquilo fez em meu aprendizado.

Por que eu digo isso? Pelo motivo de que para você começar a fazer conexões entre um conteúdo e outro, para compreender de fato o que está estudando, você precisa de informações prévias, pois não aprendemos coisas de um dia para o outro, concordam?

E após 6 meses pesquisando e enchendo meu HD cerebral com conteúdos, eu finalmente comecei a compreender as coisas sobre o universo do User Experience.
A mensagem desta postagem é a seguinte: Se você deseja aprender algo, apenas comece.
Porém o começar necessita de foco, persistência e paciência em continuar a ficar no “vácuo” o tempo que for necessário, afinal, cada cérebro funciona de forma diferente e o tempo nesta situação é apenas um detalhe.

E ai, me conta como você aprende as coisas? Compartilhe comigo!!

Quer receber as postagens por e-mail?
Se cadastre no Feeds de postagens na barra lateral esquerda do site.

Um comentário:

  1. Excelente texto. Amei principalmente a parte que trata do "banco de informações mentais" e como isso pode influenciar no aprendizado é algo que sempre fiz uso sem perceber.

    ResponderExcluir