quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pensar positivo não é balela.

Eu comentei com uma amiga hoje sobre ter conseguido finalmente dormir, depois de uma leve crise de ansiedade, apenas com os passos de uma técnica de respiração que aprendi com o Nei Kung. Predispus-me a ensiná-la, mas alertei que além de treino, essa prática precisa de crença. Eu não me refiro em Deus ou divindades, mas em crê em si mesmo, no próprio pensamento positivo.
Sem mais nem menos, chegamos à Ciência Noética.
- A ciência explica o poder do pensamento.
- A ciência explica sim. Talvez não agora, mas explica.
- Vejamos.

 “Sua realidade atual ou sua vida atual é resultado dos pensamentos que você tem”. Rhonda Byrne.

“Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”.
Norman Vicent Peale.

Poderia citar trocentos “quotes” de estudiosos a respeito do tal pensamento positivo, porém não estou aqui para convencer ninguém a nada. Sou uma pessoa muito curiosa e crente. Sim. Eu tenho fé, e isso é um dom. Tenho aprendido aos poucos, e algumas vezes na marra, que além de não estarmos sozinhos de tudo, a gente tem uma mente poderosíssima. Vivo brincando de fabricar sentimentos apenas com pensamentos. (Você que está me lendo escondida sabe do que estou falando).
Recentemente terminei de ler o livro de Dan Brown, chamado O símbolo perdido, e foi ai que conheci a Ciência Noética. Apesar de o autor escrever ficção, ele cita muitas organizações existentes e sérias, incluindo nela o Instituto de Ciências Noéticas que fica nos EUA. Apesar desta ciência ainda estar à frente do nosso tempo, a mesma não é novidade. Grandes mestres e sábios já usavam dos benefícios do “fabricar” pensamentos, positivos ou até mesmo negativos, e se beneficiar dele, mas eles não estudavam sobre, e nem faziam pesquisas na época. Hoje, há milhares de relatos de pessoas que manipulam os pensamentos para o bem estar, e que até obtiveram cura em algum momento de sua vida.
O escritor Michael Losier ilustra com um clássico exemplo: se você acordar mal-humorado, der uma topada na cama, queimar a torrada e não controlar a raiva, irá vibrar negativamente e atrairá vários problemas para o seu dia. Quem nunca passou por algo do tipo? Inclusive me recordo de um fato no meu antigo trabalho, quando tivemos problemas nos caixas de todos os turnos por uma semana. A recepção estava tão tensa, preocupada e negativa, que eu sozinha não dava conta de sessar aquela onda de “azar”. Quando escrevi uma carta para eles, agradecendo pelo trabalho em equipe, e confiante de que as coisas com o financeiro iriam melhorar, o pensamento geral começou a mudar o foco. Só assim consegui concluir tudo. Portanto, ao acordar com o pé esquerdo, ria do fato. Não foque no tropeço.
Hoje, deixarei como dever de casa a reflexão sobre este assunto, e mesmo que você seja orgulhoso, faça um teste. Comece a mudar os pensamentos e inverte-os para o lado positivo. Mas lembre-se de que você precisará de treino e paciência.

Volte aqui Gabi! E o truque para respirar melhor e sessar a ansiedade?
Ah sim!
A técnica é simples. Você precisa de três coisas: Uma calma e profunda respiração abdominal, concentração nos batimentos cardíacos e limpar a mente. Como assim limpar a mente?
Pense no branco! Se ficar difícil, foque só na respiração calma e na sua pulsação. Comece a fazer isso sempre antes de dormir. Treine toda noite. Quando vier alguma crise de ansiedade ou pânico leve, você consegue aplicar isso e fazer com que funcione. Me lembro uma vez de ter tido crise dentro da biblioteca, eu abaixei a cabeça e comecei a rezar. Brincadeira. Apliquei a técnica e quando menos esperei, aquela onda de afobação passou. Vale a pena.
Fica a dica!


Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário