quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Como mudei de carreira - Part 2

 


Foto: Minha estação de trabalho em casa.


Oláaaa pessoal!

Já faz um pouquinho de tempo desde o último post sobre a Mudança de Carreira na qual estou vivenciando.

As coisas estão voando! Vocês sentem isso também?

Quando tomei a decisão de mudar de área, eu sabia que seria desafiador. Mas não imaginei que iria chorar por causa disso.

Calma que eu te explico.

O mercado tecnológico está super aquecido, o que é muito bom, mas a parte que eles não te contam é que há muito trabalho para poucas pessoas preparadas ou com experiência sênior, por exemplo.

Estou trabalhando como júnior, e tentando ao máximo aprender rapidamente as skills que me faltam. (Skills = habilidades). Acontece que vivenciar experiências totalmente novas, até que você adquira agilidade nos processos de design, isso vai levar tempo.

Quanto tempo? Não sei dizer, afinal, cada pessoa tem sua forma e tempo de aprender.

São inúmeras ferramentas e processos que precisamos aprender, além de fazermos a nossa atividade primária, que no meu caso é Redação UX (para experiência do usuário), preciso trabalhar com Design prototipando telas, criando apresentações de pesquisas, etc.

O Brasil ainda está engatinhando na Experiência do Usuário (UX), e por causa disso, há muito achismo, delegações de tarefas atravessadas e o famoso: faça de tudo um pouco.

Não vejo nenhum problema em fazer coisas que não são minhas competências primárias, mas enquanto o serzinho "júnior" está apenas adquirindo experiências para voar, a liderança precisa ter muita empatia para não assustar esse profissional.

Houve uma semana na qual me senti tão burra e inútil, que eu confesso que pensei em desistir desse trampo. Sou grata a Deus por ser resiliente, e consegui reverter o quadro com persistência.

Lógico que outros desafios aparecerão, e pode até ser que eu chore mais uma vez, (minha lua em peixes me sacaneia demais haha), mas os impactos tenderão a serem menores.

Se você que está me lendo, já vivenciou algo parecido, comente aqui e compartilhe este post, quem sabe ele anime alguém que esteja passando por uma situação parecida.

Cadastre seu e-mail no Feeds de Postagens para receber os próximos conteúdos e me siga no Instagram @introspectors.

Ferramentas de trampo que estou usando: FigmaNotion , Miro , Trello , Slack , Maze





Nenhum comentário:

Postar um comentário