quarta-feira, 10 de março de 2021

Como controlar o medo do desconhecido: ansiedade.

 




Há alguns anos eu ouvi dizer que a depressão, e outras enfermidades que tem como base a ansiedade, seriam o mal do século.

Eu lido com este “monstro” desde 2006 e mesmo fazendo tratamentos, terapias, leituras em busca do autoconhecimento, o monstrinho ainda reaparece quando eu dou uma brecha.

Que brecha seria essa?

Acúmulo de responsabilidades, estresse, falta de autocuidado, mania de dar conta de tudo, parecer ser forte 24/7 ou tentar ser quem não sou.

Ontem eu descobri que mais um amigo está lidando com Síndrome do Pânico. Isso me dói à alma porque o “mal do século” está realmente entre nós e às vezes penso que não estamos lutando contra ele porque ainda existe preconceito sobre a saúde mental. Ninguém acredita no “monstro invisível” do outro.

Em crises, meu nível de ansiedade fica tão alto que minha mente me prega peças bem reais. Sinto e vejo coisas que estão longe de serem fatos consumados, mas eu sofro como se fosse verdade, sabe por quê? Por causa do medo do desconhecido. O medo é a energia que alimenta a ansiedade, e a ansiedade é um monstro invisível que alimentamos com o medo improvável do desconhecido.

Portanto, precisamos buscar o autoconhecimento para que possamos tentar fazer a leitura de forma racional do que estamos sentindo para que as crises sejam menores, ou como gosto de ilustrar: não fugir das ondas, mas sim surfar nelas com consciência e coragem, até porque mais ondas virão, pois esse tipo de enfermidade não tem cura, contudo existem medicações e ferramentas que nos ajudam a manter o controle da nossa mente, da nossa ansiedade.

Não ignore o que está sentindo, se abra, não tenha vergonha, busque ajuda e surfe nesse mar com coragem tendo em mente que essa onda também irá passar.

 

Se você gostou deste texto compartilhe com as pessoas que possam ser abençoada com estas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário