quarta-feira, 4 de março de 2009

Júlio Cézar - Arte core

Exatamente no horário marcado, chega Júlio, todo tímido, com sua pastinha de desenhos debaixo dos braços, para um bate papo descontraído no shopping. 
Um rapaz inteligente e agradável, que tem não só, o apoio da família, mas como uma grande e pequena fã, a sua fofíssima namorada Maffa. 

Nessa pequena entrevista, Júlio Cezar, que já tem definido o nome da sua futura marca, Arte core, nos conta como surgiu essa vontade de colorir seus pensamentos, de retratar emoções e dar vida ao preto e branco de seus esboços. (A foto acima relata o que presenciei em agradáveis poucas horas, com essas duas crianças que já tem comportamento de gente grande). 







1. Me conta como surgiu essa "coisa" com o desenho. 

Bom, como a maioria das crianças rsrs eu sempre assistia muito desenho animado, na época era cavaleiro dos zodíacos e os imortais como Pica-pau, Pernalonga, Tom & Jerry e por aí vai ... Ainda quando eu estava no jardim, comecei a fazer alguns rabiscos influenciado pelos desenhos animados ( confesso que ainda sou viciado em assistir desenhos rs)... Mas, além disso, eu gostava de escrever algumas historinhas e ilustra-las, a vida escolar também teve grande influencia... 

2. Tem alguém na família que desenha ou é artista plástico? 

Bom, eu me lembro que quando era criança, meu pai pintava alguns quadros pra se distrair, ele gostava de retratar lugares e coisas, que de certo modo, faziam parte da sua vida, além disso ele fazia alguns bicos como pintor de placas, cartazes e letreiros fora da profissão de professor... E minha mãe é uma ótima artesã, trabalha com coisas da natureza, arranjos, cestos, bordados, entre outros... Uma boa parte da minha família tem algum dom artístico. 

3. Você tem algum outro trabalho, algum fixo? 

Já trabalhei em inúmeras coisas, nada muito grandioso rs, mas comecei a trabalhar de verdade com 15 anos de idade como office-boy... Já passei por varias empresas mas nunca fazendo o que eu realmente gosto e sei fazer... Atualmente estou fazendo um cursinho de design & web e aguardando um estágio na área, estou desempregado e o pouco de grana que consigo é fazendo alguns bicos com ilustração e pintura comercial. 

4. O que você acha do espaço da sua arte em Governador Valadares? 

Digamos que Valadares ainda tem muito para se desenvolver em certos pontos. Pelos anos que venho me aprimorando aqui, percebo claramente que o Valadarense tem a mente muito fechada em certos aspectos culturais. Obviamente não são todos, mas na sua maioria não se interessam, não valorizam ou simplesmente são preconceituosos... Ainda existe muito daquela velha historia de arte marginalizada, "julgar o livro pela capa", sem saber que o nosso conteúdo pode ser muito valioso ! 

5. Vi o trabalho lindo que você fez na Praça do Horto. Foi a Prefeitura quem te convidou? Como funciona a escolha do grafiteiro para pintarem certos muros da cidade? 

Bem, no caso do Graffiti no Horto, todos os grafiteiros foram convidados direto ou indiretamente pelo Alexandre (Sabão) que é um dos poucos que valoriza a arte underground em geral de G.V. com seus pequenos eventos. As tintas foram cedidas pela nova administração da prefeitura, no projeto de revitalização do Horto. Pra mim foi uma ótima parceria, povo e governo trabalhando em prol de melhorias para todos, não é todo dia que isso acontece!... Sobre a escolha e o uso dos muros pra Graffiti na cidade, acontece como já é considerado normal por nós. Se o grafiteiros conseguem um espaço autorizado para expor sua arte ele faz com a maior vontade e alegria, mas caso ele não consiga esse espaço "legalizado" ele não deixa de fazer a sua arte. Na maioria das vezes é arte "ilegal" mesmo. 

6. Sei que você tem uma banda de rock. Como você relaciona a música e o desenho? 

Bom, pra mim a música sempre precisa expressar sentimentos, tanto para quem a faz quanto pra quem escuta, seja ela qual for, ódio, amor, paz, indignação, tristeza, alegria, não importa... Musica é sentimento, é vida do mesmo modo que qualquer arte. Na minha banda atual (Shift-05) eu sou o compositor, e tanto nas musicas quanto em meus desenhos eu procuro retratar sempre o que eu estou sentindo, o que eu vivencio e como eu vejo as coisas. Muitas vezes a musica e o desenho são uma forma de desabafo ou de explosão de sentimentos, é a vida ou a falta dela, transformada em sons e imagens. 

7. Como você definiria a sua arte? 

Minha Arte é minha Vida. Minha Vida está em minha Arte!... A Vida é uma Arte e a Arte tem Vida própria! 

8. Como surgem suas inspirações? Você é aquele artista que está a todo vapor todo o tempo ou não funciona sobre pressão? 

Como eu disse, eu tenho minhas inspirações e não é sempre que estou de bem com os meus dons rsrs. Eu posso sim até funcionar sobre pressão, mais eu não gosto. Arte tem que ser livre e temos que ter certa liberdade para criá-la. Se preciso, eu faço sim um trabalho por encomenda, totalmente ao gosto do cliente, garanto em caprichar e dar o meu máximo, mas se não tem nem um pouco do meu sentimento, aí deixa de ser arte ou trabalho artístico, para ser simplesmente trabalho. 

9. Já pensou em fazer algum trabalho voluntário na sua cidade? Levando cores para crianças carentes ou com deficiência? Você sabe que a pintura, música, teatro, tudo isso traz de volta tanto uma infância quanto coordenação motora, dependendo da pessoa, claro. 

Sim, já pensei e até projetei isso, realmente falta colocar em pratica. Desenvolver um trabalho com as crianças de baixa renda, ensinando as minhas técnicas de ilustração e graffiti, tenho certeza que teria um grande resultado em um todo! Obviamente precisaria de apoio financeiro para o projeto. Ainda pretendo coloca-lo em pratica. 

10. Júlio em 10 anos... Como você se vê no futuro? 

Mais velho. rsrsrsrsrrs Mas falando sério, se tudo ocorrer como nos meus planos e sonhos, eu me vejo muito bem casado, vou continuar com meus projetos musicais, terei meu próprio negocio, um ateliê de ilustração em geral ou um estúdio de design gráfico, ambos abrangendo alguns projetos sociais, trabalhando pra mim mesmo e vivendo como eu quero. 

 CONTATOS: E-mail: raciocinio_hxcx@hotmail.com 
 Cel:(033) 30836427 (033)99588912 
 Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10193696114754293105 Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=76716989 
 Deviantart: http://makelove-nowar.deviantart.com/ Onde contem uma galeria com seus desenhos e trabalhos de design. 
 ============================ 

Leiam um artigo que escrevi par ao site Recanto das Letras sobre o Graffitti

Um comentário:

  1. Gabi, como sempre de parabéns! Tarei aqui no seu blogger sempre pra que possa aprender contigo... e sinceramente, o Julio eh mtu foda no desenho =D (no mais, da-me o ar da sua visita em meu espaço tb)^^' Beijos

    ResponderExcluir